Didáctica do Português-Língua

                                                                                              Docente: Maria Armanda Costa

                                                                                              Discentes: Elisabete de Jesus

                                                                                                                  Sandrina Esteves

 

RELAÇÕES LEXICAIS:

Relações de hierarquia

Hiperonímia - Hiponímia  

 

Relações de inclusão

Holonímia - Meronímia

 

ÁREAS SEMÂNTICAS:

- Relações de hierarquia

. hiperonímia e hiponímia

- Relações de inclusão

. holonímia e meronímia

TIPO DE TRABALHO: individual

ANO: 9º ano

BIBLIOGRAFIA:

BERGSTRÖM, Magnus et alii, Prontuário ortográfico e guia da língua portuguesa,

Editorial Notícias, Lisboa, 1998, pp. 99-103.

PINTO, José M. Castro, Gramática de Português, Plátano Editora, Lisboa, 1994,

pp. 189-200.

PRISTA, Luís, Mar, Maria, Dadinha... , Edições Colibri, Lisboa, 1992, pp. 124-128.

 

 

 

NÍVEL I

- 1ª parte -

 

Segue-se um guião que te ajudará no teu percurso.

 

1. Escreve uma lista de dez palavras que se relacionem entre si (segue os exemplos que te são dados).

 

animal                                                                                                 animal

águia                                                                                                   abelha

Benfica                                                                                                mel

vermelho                                                                                             flor

comunismo                                                                                        hortênsia

Álvaro Cunhal                                                                                    mulher

Avante                                                                                                  Madona

Super Bock                                                                                         música

espuma                                                                                             

mar                                                                                                      pena

golfinho                                                                                               pássaro

 

 

2. Apresenta de forma redigida a relação entre as diferentes palavras da tua lista

                Ex: A águia é o símbolo do Benfica cuja cor é o vermelho ...

                      A abelha fabrica o mel utilizando o pólen das flores ...

 

 

3. Tenta construir um esquema em que sejam nítidas as relações lexicais entre as palavras da tua lista

                Ex: ANIMAL            - águia                - leão                 - dragão

                                                - Benfica            - Sporting            - Porto

Ex: ANIMAL            - abelha              - porco              - galinha

                                                - mel                  - carne              - ovos

 

4.

a) Da tua lista de palavras escolhe uma e descobre um grupo onde ela se possa incluir

                Ex: Benfica = clube

                 Dó = nota musical

 

b) Encontra outra palavra que possa pertencer a esse grupo

                Ex: Sporting = clube

                  Lá = nota musical

 

 

NÍVEL I

- 2ª parte -

 

1. Agrupa as diferentes palavras de acordo com as relações que estabelecem entre si

 

cão                                        mineral                 couve                     pardal                                   carvão  

banana                                 formiga                 trigo                       granito                                  diamante             

pescada                               vegetal                  rosa                       animal                                  tulipa     

 

Ex: Mineral: carvão, granito, diamante

 

2. Tenta agora descobrir dois conceitos gerais que permitam agrupar as palavras que se seguem

 

leão                        girafa             homem                         hiena

porco                    abutre            búfalo                            coelho

 

Ex: omnívoros: homem, porco

 

3. Procede da mesma forma para o conjunto de palavras que se segue

 

arroz                      pardal                    formiga                                 massa                  André                    

couve                     banana                  cornflakes                            mercúrio               leão

trigo                       flauta                     tintura                                    andorinha             tubarão

rosa                       tamboril                 gafanhoto                             espinafre              milho

morango              cão                         guitarra                                 Marte                     cravo

nabiça                   laranja                   João                                      Júpiter                   Vénus

 

Ex: frutos: morango, banana, laranja

 

4. Cada uma das palavras abaixo pode funcionar como conceito mais geral e conceito mais específico. Comprova-o construindo duas frases para cada uma delas.

 

banco

planta

ofício

 

Ex:

a)       O João foi ao banco BES depositar dinheiro (BES é uma instituição bancária)

b)       A Joana comprou um banco (banco enquanto objecto que serve para nos sentarmos)

 

 

 

5. Inventa uma frase que inclua três conceitos mais gerais para o conceito mais específico que é a palavra rosa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6. A representação que se segue encontra-se desordenada. Uma vez estruturada representa o esquema da força de trabalho de um país, ou seja, “da população em idade de trabalhar”. Constrói-o!

 


Activa

 

 

População em idade de trabalhar

 

Com emprego

 

 

A tempo inteiro

 

Inactiva

 

 

No desemprego

 

À procura de trabalho a tempo inteiro

 

 

A tempo parcial

 

Que não procura trabalho a tempo inteiro

 

À procura de trabalho a tempo parcial

 

 

À procura de trabalho a tempo inteiro

 


 
 
 
OBSERVAÇÃO

               

*        Descobriste que as palavras se relacionam entre si de diversas maneiras, sendo que umas  representam conceitos mais gerais e outras conceitos mais específicos.

*        Às palavras que representam conceitos mais abrangentes chamamos hiperónimos e às palavras que representam conceitos mais estritos chamamos hipónimos.

 

*        São casos de hiperónimos as palavras animal e vegetal e são casos de hipónimos as palavras leão, girafa, tamboril e couve, espinafre, nabiça

 

Fim do Nível I

 

 

NÍVEL II

- 1ª parte -

 

 

1. Observa a figura e o esquema

 

 

 

 

 

(imagem do corpo humano)

 

 

 

 

            ä  mão  à  braço  à  tronco

unha  à dedo                                                                                                   ñ CORPO HUMANO

                   æ       à perna   à  tronco

 

2. Observa a figura e constrói um esquema semelhante ao anterior.

 

 

 

(imagem das divisões de uma casa e suas componentes)

 

 

 

 

 

NÍVEL II

- 2ª parte -

 

Nota:

Só poderás avançar para a segunda parte caso tenhas compreendido bem a primeira.

Dica:

Se te orientares pelo esquema que fizeste e seguires o seu modelo facilmente conseguirás resolver com sucesso as tarefas que se seguem

 

Tarefas

 

A.

És empregado(a) de uma agência imobiliária. Dois clientes pretendem que lhes apresentes uma das casas mobiladas que a vossa agência tem para venda. Prepara um texto com todas as informações necessárias acerca da casa em questão (número de divisões, mobiliário existente, etc. ).

 

 

B.

És o director de uma conhecida cadeia de hipermercados. Um deles abrirá ao público brevemente e, por isso, precisas de distribuir os vários empregados pelas diversas secções, sendo que nenhum deles as conhece. Cabe-te a ti a sua apresentação. Ensaia oralmente a sua apresentação.

 

 

 

OBSERVAÇÃO

               

*        Descobriste mais uma vez que as palavras se relacionam entre si. Descobriste agora que há palavras que representam conceitos que representam “o todo” e palavras que representam “a parte”.

*        Às palavras que representam a totalidade chamamos holónimas e às que representam as partes desse todo chamamos merónimas.

 

*        São casos de holónimos os conceitos “corpo humano” e “casa” e de merónimos  as palavras mão, braço, tronco e sala, cozinha e quarto

 

Fim do Nível II

 

Antes de passares ao Nível III cabe-te ainda uma última tarefa!

 

                Existe uma editora que pretende editar um livro de apoio para estudantes. Um dos capítulos desse livro trata das relações lexicais entre palavras. Cabe-te a ti fazê-lo. O capítulo deverá incluir uma breve explicação (baseada no que acabaste de descobrir no final destes dois Níveis) com alguns exemplos e dois a três exercícios elaborados por ti.

NÍVEL III

 

 

Para ultrapassares este último nível terás que saber combinar o que aprendeste até aqui.

Seguem-se dois textos para os quais terás que apresentar de forma esquemática as relações lexicais que lhes estão subjacentes (Dica: orienta-te pelos esquemas que já construíste anteriormente).

 

Texto 1

 

“Em breve deixou de se contentar em cheirar apenas a madeira; cheirava as essências da madeira, bordo, carvalho, pinheiro, ulmeiro, pereira; cheirava a madeira velha, nova, bolorenta, apodrecida, musgosa, cheirava mesmo um toro, aparas, serradura e era capaz de as distinguir melhor através do odor do que os outros poderiam fazê-lo com a vista.” (O Perfume – História de um assassino, Patrick Süskind)

 

 

Texto 2

 

“A maioria dos minerais apresenta-se colorida. Muitos mostram uma cor característica e própria, como o amarelo de latão para a pirite, o verde para a malaquite ou o cinzento para a galanite. São chamados minerais idiocromáticos (do grego ídios, próprio + chróma, cor).

Outros minerais não apresentam cor constante. O quartzo, por exemplo, pode ser incolor, branco, róseo, violeta ou mesmo amarelo. Os minerais que apresentam cor variável dizem-se alocromáticos (do grego állos, outro + chróma, cor).” (Terra, Universo de Vida, AA.VV., manual escolar de Geologia do 11ºa no de Ciências da Terra e da Vida)

 

 

 

Chegaste ao fim!!!

                Indica todas as dificuldades que sentiste:

                               - As tarefas em que tiveste mais dificuldades

                               - As tarefas em que demoraste mais tempo

                               - A que constitui para ti um maior desafio