Cadeira: Didáctica do Português Língua                                                                                

Docente: Maria Armanda Costa                                                                                                          

Ano Lectivo: 2001/2002           

Discentes:       Ana Carla Ferro

Ana Maria

                                                                                                                         Patrícia Antunes

                                                 

TERMOS LINGUÍSTICOS: acentuação (palavras agudas, graves, esdrúxulas), acento gráfico, sílaba (tónica, átona), estrutura silábica, inserção e supressão de segmentos, língua padrão, variedades geográficas.

 

TEMA: O oral na relação com o escrito.

PÚBLICO: 3º Ciclo do Ensino Básico.

BIBLIOGRAFIA: AA.VV. (Coord do Gabinete de Estudos e Projectos Texto) (1995), Dicionário Universal da Língua Portuguesa, Lisboa, Texto Editora; Bergström, M. & Reis, N. (1997), Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa, Lisboa, Notícias Editorial; Cunha, C. & Cintra, L. (1984), Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa, Ed. Sá da Costa; DEB-DES (2001), Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário; Prista, Luís (1992), Mar, Maria, Dadinha, Cunha, Tentar Que Digam Que Consideramos Que, Anticonstitucionalissimamente, Off-Side, Falabaláqueo ou Oito Fichas de Gramática in Delgado-Martins, M.R. et al. (eds), Para a Didáctica do Português-Seis Estudos de Linguística, Lisboa, Colibri.           

 

 

 

 

EXERCÍCIOS:

 

 

1.      Considera os seguintes grupos de palavras:

 

Text Box: abcesso
abfesso
obceço
Text Box: inverterbrado
invertebrado
inverteblhado
Text Box: flurescente
fluorescente
fpuorescente
                                                                                                                                     

 

 

 

 

 

Text Box: amigfalite
amiguedalite
amigdalite
Text Box: osteoporose
osteoprose
osteopnhose
Text Box: metriologia
meteorologia
meteuorologia
                                                                                      

 

 

 

 

 

 

 

1.1. Em cada grupo, indica a palavra que não é possível em português.

 

1.2. Com o auxílio do dicionário, identifica a forma correcta e o seu significado.

         

Ex. invertebrado: s.m. (zool) designação genérica de todos os animais desprovidos de esqueleto interno.

 

1.3.            Constrói frases com essas palavras.

 

Ex. A cobra é um animal invertebrado.

 

1.4. Descreve as diferenças entre a forma correcta e a incorrecta.

 

*         

 

2.      Tomando como exemplo os erros do exercício 1, cria duas formas incorrectas para cada uma das seguintes palavras:

 

AFTA; LIXÍVIA; ÁRBITRO; AUXÍLIO; REPERCUSSÃO; ISÓSCELES

                                       

Ex. AFTA: afeta, aftra

 

*         

 

3.      Considera a seguinte lista de palavras:

 

esdruxula                       proporçao                       abstracçao                       bisavo     

monstruoso                    auscultar                         meningite                       ultimo

perspicaz                        lugubre                           cognome                         orgao

perplexo                         fluorescente                    Afeganistao                    sabor

aritmetica                       quadrilatero                    mare                                sol

 

3.1. Sublinha a sílaba tónica de cada palavra, conforme o exemplo.

 

Ex.: perplexo

 

3.2. Divide as palavras em dois grupos. Em A coloca as que são graficamente acentuadas e em B as formas que não têm acento gráfico.

                                                          

                                                                 A                                               B                                                                     

Text Box: aritméticaText Box: sabor       

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3.3. a) Das palavras que têm acento gráfico, indica as que são esdrúxulas.

      

       b) Das palavras que não têm acento gráfico, indica as que são graves.

 

3.4. Após o exercício, deves ser capaz de perceber as regras de acentuação em português. Tenta completar as frases, riscando o que não interessa.

 

ÄAs palavras esdrúxulas têm / não têm acento gráfico.

 

ÄAs palavras graves / agudas / esdrúxulas podem ser acentudas ou não.

 

*         

 

1.      Considera as seguintes palavras:

 

                                                    A                                                                B                                                             C           

absorver          reivindicar

adquirir           crocodilo

colesterol          obter

restrição           oftalmologia

elipse           rapto

tecnologia   artrose

 

4.1. Faz a divisão silábica de todas as palavras.

 

Ex. tec - no - lo - gi - a

 

4.2. a) No grupo A, identifica a estrutura silábica das sílabas pretónicas.

 

        Ex. cro - co -  di  - lo      cv

                           

         b) No grupo B, identifica a estrutura silábica das sílabas tónicas.           

                                                                                                                               

           Ex.: ob - ter    cv

                              

       c) No grupo C, identifica a estrutura silábica das sílabas postónicas.

Cloud Callout: c - consoante
v - vogal
 


           Ex.: tec - no - lo - gi -  a  

*         

º

5.

5.1. Ouve com atenção e preenche os espaços:[1]

 

a) O tempo tem estado ____________; por isso, temos alterado a rota dos            ____________.

 

b) O pai do Bernardo é ____________.

 

c) Ontem, fomos à ____________ e ____________ muitos animais.

 

d) O meu ____________ tem muitos ____________ lá na quinta.

 

e) ____________ do rio está muito poluída.

 

 

5.2. Preenche o quadro, seguindo o exemplo.

 

palavra dita

 

palavra escrita

diferenças

*        abiões

*        aviões

*        / b / - / v /

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CORPUS: abcesso; absorver; abstracção; adquirir; Afeganistão; afta; amigdalite; água; árbitro; aritmética; artrose; auscultar; auxílio; aviões; avô; bisavô; bois; cognome; colesterol; crocodilo; elipse; esdrúxula; feira; fluorescente; instável; invertebrado; isósceles; lixívia; lúgubre; maré; meningite; meteorologia; monstuoso; obter; obsessão; oftalmologia; órgão; osteoporose; perplexo; perspicaz; proporção; quadrilátero; rapto; reivindicar; repercussão; restrição; sabor; sol; tecnologia; último; veterinário; vimos.

 

 

 



[1] Neste exercício, os alunos ouvirão as seguintes formas: [ĩʃtaßƐł]; [ɐßiõjʃ]; [ßətrinarju]; [fejrɐ]; [ßimuʃ]; [ɐßo]; [vojʃ]; [ɐjagwɐ].