Obra
ROCHA, Júlio, 1855-1920 - O favorito de D. Affonso VI, 1879.
Cópia em JPEG
Índice
[Encadernação]
[Rosto]
[Declaração de direitos de autor]
Opinião da imprensa
Prologo: a arte dramatica
Personagens [e elenco]
Acto primeiro
Acto segundo
Acto terceiro
[Encadernação com lista de obras do autor]
Capa

Ficha Bibliográfica

ROCHA, Júlio, 1855-1920

O favorito de D. Affonso VI : drama original em 3 actos / Julio Rocha. - Lisboa : Typ. Progressista de P. A. Borges, 1879. - 64 p. ; 18 cm. - Representado pela primeira vez com aplauso no Teatro de Variedades Dramáticas, em 26 de Novembro de 1877. - Obra digitalizada a partir do original

CDU 82-2

OMGAR 2484p (ULFL-OM)

 

Nota descritiva

A crítica aponta alguns defeitos e inverosimilhanças a esta primeira composição dramática do jovem dramaturgo Júlio Rocha. Este, num longo prólogo que acompanha a publicação da sua peça e que veio primeiramente a público na Revolução de Setembro, depressa se apressa a corrigir e elucidar os seus adversários. Para além de traçar um quadro negro relativo à situação teatral da sua época evidenciando, sobretudo, as dificuldades de representação sofridas pelos originais portugueses, o dramaturgo tenta justificar a existência no Favorito de D. Afonso VI daquilo a que a crítica apelidou de "episódio de família" já que o drama põe em cena, no seio das intrigas da corte de D. Afonso VI, as lutas quase fratricidas que opuseram, de 1663 a 1667, os irmãos Vasconcelos e que impediram, por algum tempo, o casamento de D. Simão e de D. Inês de Cadaval.
Relativamente à sua representação em palco, sabe-se que o drama estreou no Teatro Variedades Dramáticas, em benefício dos actores Soares e Rodrigues, a 26 de Novembro de 1877.

© Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa - ContentE v.1.6 - 2007-06-20T12:14:58