Obra
LUCCA, Cesar Perini di, 1807-1848 - O Conde Andeiro, 1840.
Cópia em JPEG
Índice
[Encadernação]
[Rosto]
[Nota do autor]
[Epígrafe]
V
Personagens
Acto I.º
Acto 3.º
[Encadernação]
Capa

Ficha Bibliográfica

LUCCA, Cesar Perini di, 1807-1848

O Conde Andeiro : drama historico portuguez : premiado pelo Jury Dramatico do Porto / por Cezar Perini de Lucca. - Lisboa : Typ. da Academia das Bellas Artes, 1840. - [6], 66 p. ; 20 cm. - Obra digitalizada a partir do original

CDU 82-2

OMGAR 2467p (ULFL-OM)

 

Nota descritiva

O conhecido relacionamento amoroso entre D. Leonor Teles, mulher do rei D. Fernando, e João Fernandes é a situação explorada por Perini de Lucca no drama intitulado O Conde Andeiro. Decorre grande parte da acção em Évora, no ano de 1383, acompanhando-se sempre bem de perto os movimentos da Rainha consorte. Apenas o último acto, já depois da morte de D. Fernando, se passa na "Sala Real do Paço de Lisboa", na noite do assassinato do conde.
Constitui preocupação, logo desde o início, a perspectivação da trama em moldes românticos, introduzindo-se na relação amorosa um terceiro elemento, que compõe o triângulo, tão do agrado dos autores da época. Opta-se, assim, por inserir na intriga D. Mayor, mulher legítima do Conde Andeiro, que durante todo o texto luta contra a rival, tentando recuperar o amor do seu marido.
Este drama histórico foi premiado pelo Júri Dramático do Porto em 1839. Teve a sua estreia no Teatro de S. João, em 18 Agosto desse mesmo ano.

 

© Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa - ContentE v.1.6 - 2007-06-20T13:14:20