Obra
LUCCA, Cezar Perini de - O Marquez de Pombal ou Vinte e um annos de sua administração, 1842.
Cópia em JPEG
Índice
[Encadernação]
[Rosto]
[Nota]
3 b
[Prefácio]
5 6 7 8
Personagens do Drama
9
[Encadernação]
Capa

Ficha Bibliográfica

LUCCA, Cezar Perini de

O Marquez de Pombal ou Vinte e um annos de sua administração : drama historico em quatro actos, e oito quadros / por Cezar Perini de Lucca. - Lisboa : Typ. da Viuva Coelho e Comp., 1842. - 148 p. ; 17 cm. - (O dramaturgo portuguez ou collecção de dramas originaes portuguezes ; 5)

CDU 82-2

OMGAR 2442p (ULFL-OM)

 

Nota descritiva

Trata-se, como o título deixa adivinhar, de um drama histórico premiado pelo Conservatório Real de Lisboa e que teve a sua estreia, no Teatro da Rua dos Condes, em 24 de Novembro de 1840. A acção inicia-se um ano após o terramoto de 1755 e termina a 4 de Março de 1777, dia em que D. Maria I defere o pedido de exoneração do Marquês de Pombal. Todo o texto se centra no desempenho de Pombal enquanto Ministro de D. José, o que aconteceu durante 21 anos: execução da família dos Távoras e de outros nobres acusados de participarem na tentativa de assassínio do monarca; expulsão dos Jesuítas; morte do Padre Malagrida e de outros prelados; falecimento de D. José e subida ao poder de sua filha, cuja incompatibilidade com o Marquês era por demais conhecida.
O seu autor, destacado membro da vida teatral portuguesa, teve um cuidado invulgar na forma como tratou os acontecimentos históricos.

© Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa - ContentE v.1.6 - 2007-07-12T10:35:20